Dedicado a todos os interessados em aprender e saber mais sobre o mundo da Ed. Física

16 setembro 2014

Emagrecimento, Dieta e Exercício

Em Josué 1.9 diz: "Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares." Bíblia Sagrada

Nesta passagem Bíblica, Deus fala para Josué não temer, animando-o em sua jornada como sucessor de Moisés. E o que isto tem em relação com Emagrecimento, Dieta e Exercício?

Sabe-se que o Emagrecimento esta diretamente relacionado com a reeducação alimentar e/ou dieta e também a mudança de estilo de vida. Geralmente o indivíduo sedentário se nutre mal e ainda é impraticante de exercícios.

A diferença entre alimentar-se e nutrir-se é bem simples. Ao nos alimentarmos estamos ingerindo qualquer coisa que nos sacia e satisfaz momentaneamente a fome (px.: um salgado; mc donald's, subway e assim vai). Quando fazemos uma boa nutrição, estamos dizendo que ao nos alimentarmos estamos ingerindo quantidade e qualidade reguladas de alimento para que nosso organismo sacie e satisfaça a fome.

Com uma boa Nutrição e doses diárias de Exercício Físico conseguimos combinar o útil ao agradável, como perder peso e ganhar massa muscular (hipertrofia). Infelizmente nem todos pensam desta forma. De acordo com Knuth et al (2008), em um estudo sobre a prática de atividade física e sedentarismo em brasileiros, mostraram que a região Sudeste foi a que mais apresentou crianças (a partir de 12 anos), adultos e idosos inativos em comparação com os outros Estados do Brasil que por outro lado apresentou a região Sul sendo a que mais praticava atividade física. O sedentarismo é fortemente relacionado à incidência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, dislipdemia entre outras.

Dizendo assim parece fácil né? mas milhares de pessoas têm dificuldade em mudar sua rotina diária. Ficar sem fazer nada não cansa e ainda por cima comer tudo que gosta é sempre bem agradável. É assim que indivíduos chegam a pesar 100, 120, 150 kilos.

Com Deus diz a Josué, "esfoça-te, e tem bom ânimo" devemos dizer aos nossos alunos de personal, aos nossos parentes e alunos/clientes do dia-a-dia.

É mais que comprovado que a prática regular de exercícios contribui para uma melhora da saúde em geral e diminui a incidência de vários tipos de doenças, entre elas o câncer.

Quero enfatizar neste momento que, todo e qualquer exercício deve ser acompanhado pelo Profissional de Educação Física e toda dieta ou reeducação alimentar pelo Nutricionista.

Fiquem na Paz.
Até a Próxima.




http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n9/a07v16n9.pdf (Prática de atividade física e sedentarismo em brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – 2008)

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v12n3/v12n3a09 (Efeitos do treinamento de resistência na força muscular e níveis de fadiga em pacientes com câncer de mama)






Nenhum comentário:

Postar um comentário